sábado, 2 de maio de 2015

Reação minima de preços anima mercado

REAÇÃO NO MERCADO DO MINÉRIO DE FERRO
Este movimento altista aconteceu dia 24/4. Foi um reflexo do movimento da BHP Billiton,  desistindo de importantes projetos de produção de ferro. Ela e a VALE iniciaram esta disputa que jogou os preços para baixo, sem horizontes de retomada. Não se pensou nas consequências para Parauapebas, enfrentando seu pior momento: gestão incompetente e quebra de caixa da VALE.


O minério de ferro no mercado à vista da China deu um salto nesta sexta-feira, com os contratos futuros do produto no país atingindo o limite diário de alta e registrando um segundo ganho semanal, com compradores no principal consumidor global retomando compras após mínimas históricas da cotação.
O indicador do preço do minério para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 5,9 por cento, para 57 dólares, nesta sexta-feira, o maior nível desde os 57,60 dólares registrados em 17 de março, segundo o The Steel Index.
Foi o maior ganho percentual diário para o minério de ferro no mercado à vista desde outubro de 2012.
O preço do minério de ferro, com 62 por cento de ferro, atingiu mínima histórica do indicador de 46,70 dólares no início do mês.
Já o contrato referencial do mercado futuro da bolsa de Dalian fechou em alta de 4 por cento nesta sexta-feira, a 417,5 iuanes (67 dólares). Na semana, o preço subiu 4,4 por cento.
"Eu acho que o mercado estava muito baixista anteriormente. Algumas siderúrgicas chinesas precisam retomar as compras de matérias-primas, com seus estoques bastante baixos", disse Xia Junyan, analisa da Everbright Futures, em Xangai.

Os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses recuaram 600 mil toneladas na semana, para 93,61 milhões de toneladas, segundo dados da consultoria do setor Umetal.com.