sábado, 20 de fevereiro de 2016

A derrota de um rio



Usina de Belo Monte aciona a primeira turbina
Energia elétrica
Previsão é que de em pouco menos de um mês, Belo Monte esteja gerando energia comercialmente, em duas casas de força - por Portal Brasil




 Primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas da casa de força principal da hidrelétrica


 
A primeira turbina da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), foi ligada nessa quarta-feira (17), com capacidade de gerar 611,1 megawatts (MW). Este foi o primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas da casa de força principal da hidrelétrica.

De acordo com a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da usina, em pouco menos de um mês, Belo Monte estará gerando energia comercialmente nas duas casas de força. A capacidade plena de geração de energia da hidrelétrica, de 11,2 mil MW, deve ser atingida em 2019.

O enchimento dos reservatórios da usina foi concluído no último sábado (13), quando atingiu a cota necessária para o início da operação. No dia seguinte (14), a Norte Energia abriu as comportas do conduto que leva a água para movimentar e distribuir a unidade, operação necessária para realizar o giro mecânico da primeira turbina.

O trabalho foi finalizado 82 dias após a emissão da Licença de Operação pelo Ibama, em 24 de novembro de 2015. As 24 turbinas de Belo Monte entrarão gradualmente em operação, atingindo a totalidade em 2019. Com todas as máquinas em atividade, Belo Monte beneficiará 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.