sexta-feira, 8 de abril de 2016

Petrobras em alta



Produção de petróleo da Petrobras em fevereiro se mantém estável
  • 08/04/2016 21h05
  • Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil


 
A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil, em fevereiro, manteve o patamar do mês anterior e ficou em 2 milhões de barris por dia (bpd). Para a Petrobras, a continuidade das paradas programadas para manutenção em plataformas contribuiu para a estabilidade do volume produzido no período.

Também em fevereiro, o volume total de petróleo produzido no país, que inclui as demais empresas do setor, alcançou 2,335 milhões de bpd. O resultado representa queda de 0,8% inferior a janeiro, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção média de gás natural da Petrobras no país, sem incluir o volume liquefeito, atingiu 75,4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) no mesmo mês, o que significa a alta de 1,8% na comparação com janeiro (74,1 milhões m³/dia). Pelos números da ANP, a produção total de gás no país, ficou em 97,7 milhões de m³/dia. O que representa elevação de 0,5% em relação a janeiro.

Pré-sal
A produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal teve um resultado melhor. Apresentou crescimento de 6,2% ao atingir média diária de 874 mil barris de petróleo por dia (bpd). Em janeiro tinha sido 822 mil bpd. De acordo com a companhia no dia 13 de fevereiro foi batido novo recorde diário de produção da empresa operada naquela província. O volume chegou a 954 mil bpd.

Na produção de petróleo e gás natural operada no pré-sal, a alta ficou em 6,1%, com 1,91 milhão de  barris de óleo equivalente por dia (boe). Segundo a Petrobras, o volume é um novo recorde mensal. O anterior tinha sido em dezembro de 2015 (1,090 milhão de boed).

Conforme a companhia, a entrada em operação, em fevereiro, do navio plataforma Cidade de Maricá, instalado na área de Lula Alto, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos foi determinante para o recorde. A unidade, do tipo FPSO (plataforma flutuante que produz, armazena e transfere óleo), tem capacidade de produzir até 150 mil bpd.

A Petrobras informou que, ainda este ano, mais dois grandes sistemas definitivos de produção estão programados para entrar em operação no pré-sal: o projeto Lula Central (FPSO Cidade de Saquarema) e o projeto Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba).

No exterior

A produção de petróleo da Petrobras, também em fevereiro, no exterior alcançou 84 mil bpd. Isso significa queda de 8,4% em relação ao mês anterior quando foram produzidos 92 mil bpd. O motivo idenficado pela companhia foram as paradas para manutenção, já concluídas, das unidades de produção instaladas nos campos de Akpo, na Nigéria, e de Cascade e Chinook, nos EUA.

Ainda no exterior, a produção média de gás natural da Petrobras ficou em 16 milhões m³/d, que indica elevação de 3,5% sobre os 15,5 milhões m³/d produzidos no mês anterior. A causa, segundo a empresa foi a conclusão das operações de limpeza nas linhas de produção de Cottonwood, nos EUA, ocorrida em janeiro.
Edição: Fábio Massalli