quinta-feira, 6 de abril de 2017

Podemos sim, incentivar a formação e a contratação local da mão de obra



POR QUE PARAUAPEBAS
CONTRATA AQUI










Assistimos ao longo DE DÉCADAS de implantação do então maior projeto de ferro da VALE em Carajás por quase vinte anos. Assistimos agora a implantação do S11D em Canaã dos Carajás, o maior projeto de mineração do ferro no mundo, obra que já dura mais de dez anos e perguntamos, de forma inquietante e terrível: o que fica para nós, população, cidade, estado?  Ficarão apenas os buracos e a devastação da mata?

Ficaram os milhões, senão bilhões de dólares resultantes da entrega com a menor taxa de compensação do mundo?

Insistimos na pergunta, o que fica na região?  Os mestres e doutores afirmarão que fica muito. Todos os impostos e taxas estão sendo pagos, retiram apenas minério de ferro, a floresta será reposta e os animais voltarão, as águas agora contaminadas se tornaram límpidas com o tempo e a população local foi devidamente ressarcida de suas perdas, aliás perdas de ninguém haja visto que o governo federal é o proprietário de tudo.

Claro que estamos sendo enganados. Não fica nada. Pergunto-me pelos centenas de engenheiros, médicos, contadores, economistas, geólogos, executivos, pessoal altamente capacitado que passou por aqui. Onde estão. Esse seu conhecimento foi o que possibilitou a extração, a descoberta, a construção e o embarque. Onde estão essas mentes?

Voltaram para casa. Isto, voltaram para casa. Então não ficou nada. Nada. Porque? Tudo é CONHECIMENTO. Sem ele, sem as pessoas com o conhecimento essencial a hematita irisada continuaria ali no sol ou subsolo, a floresta ainda estaria ali e suas águas e bichos.

Sem as mentes, sem as pessoas capacitadas para a transformação não ficou nada.



É neste contexto que discutimos a questão da MÃO DE OBRA LOCAL. Essa lei com o devido tempo, para ser cumprida, fará dos peões daqui conhecedores de novos labores e saberes, teremos o fundamento para formar mão de obra local. PARAUAPEBAS CONTRATA AQUI é contextual e estrutural. Fundamento do início da formação do melhor e mais importante produto que o Pará pode produzir: sua gente. Seu e novos conhecimentos, capacidade de transformações complexas e de grandes resultados, inserção.

Um novo ecossistema de produção, logo PARAUAPEBAS CONTRATA AQUI, PARAUAPEBAS COMPRA AQUI. É o início da motivação para que possamos ter o capital do conhecimento para transformar a florestas em produtos sustentáveis, porque conhecemos como ninguém nossas florestas.

Peões, trabalhadores, apoio de cada um, cada grupo, sindicato, associação, lutador a esse projeto de lei local é fundamental de agora em diante. Convença e converse com sua liderança e seu sindicato. Vamos em frente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário