Gol e Latam anunciam intenção de entrar na
disputa pela Avianca
Publicado em 03/04/2019 - 18:08
Por Luciano Nascimento
- Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
A Latam Airlines Brasil e a Gol anunciaram hoje (3) que vão concorrer na
disputa por ativos da Avianca Brasil, que está em processo de recuperação
judicial. As duas empresas disseram que vão fazer uma oferta, cada uma, por
pelo menos uma Unidade Produtiva Isolada (UPI) da Avianca. Quarta maior empresa
aérea do Brasil, a Avianca está, desde dezembro, em recuperação judicial, com
dívidas de cerca de R$ 500 milhões.
Com o anúncio, as duas empresas aéreas se colocam ao lado da Azul na
disputa por ativos da empresa. As duas empresas mostraram interesse em
participar da compra de ativos por meio da compra de Unidade Produtiva Isolada
(UPI). O mecanismo é previsto na Lei de Falências e Recuperações Judiciais para
venda de ativos rentáveis de companhias que enfrentam problemas financeiros.
Pela proposta de recuperação judicial, a Avianca seria desmembrada e uma parte
da empresa constituída por meio de UPI, que poderia ser comprada pelas
concorrentes.
Pela proposta, a Avianca será dividida em sete UPI's, que devem ser
leiloadas no âmbito do processo de recuperação judicial, das quais seis deverão
conter os direitos de uso dos horários de pouso e decolagem de voos atualmente
detidos pela empresa nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos (ambos em SP) e
Santos Dumont (RJ), bem como certificados de operador aéreo (“UPIs Aéreas”); e
uma UPI deverá deter os ativos relacionados ao programa de milhagem Amigo.
Ofertas
A Gol se comprometeu a apresentar uma oferta de, no mínimo, US$70,0
milhões por uma das UPIs Aéreas e disse que, caso adquira qualquer unidade da
Avianca, vai oferecer oportunidades de contratação aos empregados da companhia
que tenham funções na respectiva UPI com novos contratos de trabalho.
A empresa se comprometeu também em realizar empréstimos pós-concursais à
Avianca, em acordos firmados com um de seus maiores credores, a Elliott ,
formada pela Elliott Associates LP, a Elliott International LP e a Manchester
Securities Corporation. Os valores de US$5 milhões e US$3 milhões, seriam pagos
nos dias 9 e 16 de abril de 2019, respectivamente, após procedimentos de
auditoria.
A Gol disse ainda que vai comprar da Elliott US$5 milhões em
financiamentos pós-concursais entre os dias 2 e 5 de abril de 2019. Esses
financiamentos poderão ser compensados com desconto no preço eventualmente pago
pela Gol para a aquisição de qualquer UPI no leilão. A Gol concordou também em
conceder um adiantamento para a Elliott no valor de US$35 milhões, em quatro
parcelas mensais.
A Latam disse que se comprometeu em fornecer à Avianca Brasil
empréstimos no valor de pelo menos US$13 milhões para financiar, em parte, o
capital de giro e apoiar a continuidade das operações. Assim como a Gol, a
empresa também concordou em apresentar uma oferta no próximo leilão para pelo
menos uma UPI, no valor mínimo de US$ 70 milhões.
Azul
No início de março, a Azul informou que assinou uma proposta de aquisição de ativos da Avianca Brasil, que incluem
aviões e slots. A aquisição soma o montante de U$ 105 milhões. De acordo com
comunicado divulgado pela empresa, a aquisição envolve o direito de a Azul usar
30 aeronaves Airbus 320 da frota da Avianca Brasil. Além disso, a Azul deve
ficar com 70 slots de aeroportos hoje ocupados pela Avianca. A aquisição também
será por meio de uma UPI.
Edição: Fábio Massalli
Tags: avianca
Latam Gol Azul recuperação
judicial da Avianca
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